Desenvolvimento de Jogos em Unity

Desenvolvimento de Jogos em Unity

Sinopse

A democratização do desenvolvimento de jogos tem sido um fenómeno crescente na área dos jogos digitais. Com a evolução dos motores de jogos, cada vez mais, é facilitado o acesso ao desenvolvimento por parte de curiosos, interessados ou entusiastas pela área.

Neste sentido, esta formação tem como objetivo capacitar os formandos a compreender o funcionamento e a utilização de um dos motores mais utilizados atualmente no desenvolvimento de jogos digitais – o Unity.


Principais competências a desenvolver no curso

Competência

  • Conhecer e instalar o software necessário ao desenvolvimento de projetos com o motor de jogos Unity 6.
  • Familiarização com o ambiente de desenvolvimento e as suas diversas áreas de trabalho.
  • Compreender a arquitetura de desenvolvimento do Unity (relação gameobject-componente).
  • Capacitação para o desenvolvimento de projetos de pequena dimensão.

Edições

1ª edição – anunciar em breve

Duração

8 semanas/ 81 horas

ECTS

3

Regime

Misto (bLearning)

Idioma

Português

Metodologia

O curso decorre na modalidade de b-Learning, contemplando 8 sessões presenciais (no total de 20 horas), 6 sessões síncronas (no total de 10 horas), e trabalho autónomo/assíncrono, sem comunicação em tempo real e sem um horário diário predefinido, (no total de 51 horas). 

As sessões presenciais e as sessões síncronas decorrem em horário laboral, sujeito a confirmação.


Público-alvo

Estudantes, ex-estudantes, professores, bolseiros, investigadores, técnicos e outros profissionais de áreas não CTEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), bem como para profissionais que queiram prosseguir a docência nas áreas das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Requisitos

Conhecimentos básicos de TIC. Computador com Windows 10 versão 21H1 ou mais recente e arquitetura de CPU de 64 bits.

Número de vagas

Mínimo: 15 e Máximo: 20

Edital

Consulte o edital na página das candidaturas

Resultados

Consulte os resultados das candidaturas na página dos resultados


Conteúdos a abordar

Unity Hub

Editor do Unity 6

Microsoft Visual Studio Community 2022

GameObjects e Componentes

Composição

Importação e configuração de recursos (assets) num projeto

Principais componentes do Unity e sua finalidade

Principais sistemas do Unity (Input, Renderização, Fisica)

Construção de níveis através da colocação de assets

Configuração da renderização

Configuração das colisões

Utilização e configuração de Scripts e outros componentes para implementação do gameplay 

Criação da build do jogo


Docente(s)

Ricardo Antunes

ESTG