Desenvolvimento de Jogos em Unity
Sinopse
A democratização do desenvolvimento de jogos tem sido um fenómeno crescente na área dos jogos digitais. Com a evolução dos motores de jogos, cada vez mais, é facilitado o acesso ao desenvolvimento por parte de curiosos, interessados ou entusiastas pela área.
Neste sentido, esta formação tem como objetivo capacitar os formandos a compreender o funcionamento e a utilização de um dos motores mais utilizados atualmente no desenvolvimento de jogos digitais – o Unity.
Principais competências a desenvolver no curso
Competência
- Conhecer e instalar o software necessário ao desenvolvimento de projetos com o motor de jogos Unity 6.
- Familiarização com o ambiente de desenvolvimento e as suas diversas áreas de trabalho.
- Compreender a arquitetura de desenvolvimento do Unity (relação gameobject-componente).
- Capacitação para o desenvolvimento de projetos de pequena dimensão.
Edições
1ª edição – Abril 2025
Duração
ECTS
Regime
Idioma
Calendarização
Edição | Início do curso | Sessões Síncronas | Sessões Presenciais | Fim do curso |
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1ª edição | 23-04-2025 | 23 de abril, das 17h00 às 19h00 28 de abril, das 18h30 às 20h00 30 de abril, das 17h00 às 19h00 05 de maio, das 18h30 às 20h00 07 de maio, das 17h00 às 19h00 12 de maio, das 18h30 às 20h00 14 de maio, das 17h00 às 19h00 19 de maio, das 18h30 às 20h00 21 de maio, das 17h00 às 19h00 26 de maio, das 18h30 às 20h00 28 de maio, das 17h00 às 19h00 02 de junho, das 18h30 às 20h00 04 de junho, das 17h00 às 19h00 09 de junho, das 18h30 às 20h00 | 11 de junho, das 14h30 às 20h00 | 11-06-2025 |
Metodologia
O curso decorre na modalidade de b-Learning, contemplando 8 sessões presenciais (no total de 20 horas), 6 sessões síncronas (no total de 10 horas), e trabalho autónomo/assíncrono, sem comunicação em tempo real e sem um horário diário predefinido, (no total de 51 horas).
As sessões presenciais e as sessões síncronas decorrem em horário laboral, sujeito a confirmação.
Público-alvo
Requisitos
Número de vagas
Edital
Consulte o edital na página das candidaturas
Resultados
Consulte os resultados das candidaturas na página dos resultados
Conteúdos a abordar
Unity Hub
Editor do Unity 6
Microsoft Visual Studio Community 2022
GameObjects e Componentes
Composição
Importação e configuração de recursos (assets) num projeto
Principais componentes do Unity e sua finalidade
Principais sistemas do Unity (Input, Renderização, Fisica)
Construção de níveis através da colocação de assets
Configuração da renderização
Configuração das colisões
Utilização e configuração de Scripts e outros componentes para implementação do gameplay
Criação da build do jogo