Desenvolvimento de Aplicações Móveis Utilizando a Plataforma FlutterFlow
Sinopse
Este curso pretende explorar os princípios fundamentais no desenvolvimento de aplicações móveis utilizando a plataforma FlutterFlow. Os alunos desenvolverão competências na criação de aplicações para smartphones compatíveis com Android e IOS. O curso abordará os conceitos básicos de desenho de interfaces de utilizador (UI) e experiência de utilização (UX).
Os alunos serão capacitados a desenvolver aplicações móveis eficientes e responsivas. A avaliação incluirá a realização de projetos práticos utilizando a plataforma FlutterFlow, demonstrando a capacidade dos alunos em criar aplicações móveis funcionais e visualmente atraentes.
Principais competências a desenvolver no curso
Competência
- Conhecer os conceitos básicos e a interface do FlutterFlow;
- Criar aplicações funcionais com layouts responsivos;
- Integrar serviços externos, como API e bases de dados;
- Publicar aplicações.
Edições
1ª edição – anunciar em breve
Duração
ECTS
Regime
Idioma
Metodologia
O curso decorre na modalidade de bLearning (misto), contemplando 8 sessões presenciais (cada uma com a duração de 3 horas), 5 sessões síncronas (2 das sessões serão para apresentação dos projetos desenvolvidos ao longo do curso, com a duração de 1h30 e 3 das sessões para esclarecimento de dúvidas, com a duração de 1h) e trabalho assíncrono (51 horas no total, sem comunicação em tempo real e sem um horário diário predefinido). As sessões presenciais decorrem em horário laboral entre as 14h e as 17h (quartas-feiras). As sessões síncronas de esclarecimento de dúvidas, ocorrerão na 2ª, 4ª e 7ª semanas das 18h às 19h (segunda-feira) e as sessões síncronas de apresentação de trabalhos decorrerão na 5ª e 8ª semanas das 18h às 19h30 (segunda-feira).
Público-alvo
Requisitos
Número de vagas
Edital
Consulte o edital na página das candidaturas
Resultados
Consulte os resultados das candidaturas na página dos resultados
Conteúdos a abordar
Módulo 1: Introduzir os conceitos básicos e a interface do FlutterFlow:
- Introdução a FlutterFlow;
- Criação de Conta e Configuração Inicial;
- Exploração da Interface, como navegação no painel de controlo, área de design e ferramentas principais;
- Organização da Estrutura do Projeto;
- Widgets Básicos: texto, botões, imagens, containers, entre outro, e como combiná-los;
- Criação primeira interface de utilizador (UI) com elementos visuais e botões;
- Testar e Corrigir o Projeto Inicial, isto é, demonstrar como utilizar a funcionalidade de pré-visualização para verificar a aplicação e ensinar a identificar e corrigir problemas simples de navegação e design.
Módulo 2: Componentes Avançados e Interatividade:
- Utilização de componentes (widgets) personalizados;
- Implementação de navegação entre ecrãs;
- Criação de formulários e recolha de dados do utilizador; ·
- Configuração de ações e lógica na aplicação.
Módulo 3: Integração de Serviços externos, como API e bases de dados e publicação:
- Configuração e ligação de um projeto a uma base de dados na cloud;
- Operações CRUD;
- Utilização de API Externas para recolher e exibir dados dinâmicos numa aplicação;
- Conceito de gestão de estado e a sua importância para a consistência da aplicação;
- Download de um apk e instalação num telemóvel;
- Preparação da aplicação para publicação;
- Publicação da App.