Desenvolvimento de Aplicações Móveis Utilizando a Plataforma FlutterFlow

Desenvolvimento de Aplicações Móveis Utilizando a Plataforma FlutterFlow

Sinopse

Este curso pretende explorar os princípios fundamentais no desenvolvimento de aplicações móveis utilizando a plataforma FlutterFlow. Os alunos desenvolverão competências na criação de aplicações para smartphones compatíveis com Android e IOS. O curso abordará os conceitos básicos de desenho de interfaces de utilizador (UI) e experiência de utilização (UX).

Os alunos serão capacitados a desenvolver aplicações móveis eficientes e responsivas. A avaliação incluirá a realização de projetos práticos utilizando a plataforma FlutterFlow, demonstrando a capacidade dos alunos em criar aplicações móveis funcionais e visualmente atraentes.


Principais competências a desenvolver no curso

Competência

  • Conhecer os conceitos básicos e a interface do FlutterFlow;
  • Criar aplicações funcionais com layouts responsivos;
  • Integrar serviços externos, como API e bases de dados;
  • Publicar aplicações.

Edições

1ª edição – Abril 2025

Duração

8 semanas

ECTS

3

Regime

Misto (bLearning)

Idioma

Português

Calendarização

EdiçãoInício do cursoSessões SíncronasSessões PresenciaisFim do curso
1ª edição30-04-202505 de maio, das 18h30 às 19h30
19 de maio, das 18h30 às 19h30
26 de maio, das 18h30 às 20h00
09 de junho, das 18h30 às 19h30
16 de junho, das 18h30 às 19h30
30 de abril, das 14h00 às 17h00
07 de maio, das 14h00 às 17h00
14 de maio, das 14h00 às 17h00
21 de maio, das 14h00 às 17h00
28 de maio, das 14h00 às 17h00
04 de junho, das 14h00 às 17h00
11 de junho, das 14h00 às 17h00
18 de junho, das 14h00 às 17h00
18-06-2025

Metodologia

O curso decorre na modalidade de bLearning (misto), contemplando 8 sessões presenciais (cada uma com a duração de 3 horas), 5 sessões síncronas (2 das sessões serão para apresentação dos projetos desenvolvidos ao longo do curso, com a duração de 1h30 e 3 das sessões para esclarecimento de dúvidas, com a duração de 1h) e trabalho assíncrono (51 horas no total, sem comunicação em tempo real e sem um horário diário predefinido). As sessões presenciais decorrem em horário laboral entre as 14h e as 17h (quartas-feiras). As sessões síncronas de esclarecimento de dúvidas, ocorrerão na 2ª, 4ª e 7ª semanas das 18h às 19h (segunda-feira) e as sessões síncronas de apresentação de trabalhos decorrerão na 5ª e 8ª semanas das 18h às 19h30 (segunda-feira).


Público-alvo

Estudantes, ex-estudantes, professores, bolseiros, investigadores, técnicos e outros profissionais de áreas não CTEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), bem como para profissionais que queiram prosseguir a docência nas áreas das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Requisitos

Competências intermédias em Informática.

Número de vagas

Mínimo: 15 e Máximo: 20

Edital

Consulte o edital na página das candidaturas

Resultados

Consulte os resultados das candidaturas na página dos resultados


Conteúdos a abordar

Módulo 1: Introduzir os conceitos básicos e a interface do FlutterFlow:

  • Introdução a FlutterFlow;
  • Criação de Conta e Configuração Inicial;
  • Exploração da Interface, como navegação no painel de controlo, área de design e ferramentas principais;
  • Organização da Estrutura do Projeto;
  • Widgets Básicos: texto, botões, imagens, containers, entre outro, e como combiná-los;
  • Criação primeira interface de utilizador (UI) com elementos visuais e botões;
  • Testar e Corrigir o Projeto Inicial, isto é, demonstrar como utilizar a funcionalidade de pré-visualização para verificar a aplicação e ensinar a identificar e corrigir problemas simples de navegação e design.

Módulo 2: Componentes Avançados e Interatividade:

  • Utilização de componentes (widgets) personalizados;
  • Implementação de navegação entre ecrãs;
  • Criação de formulários e recolha de dados do utilizador; ·
  • Configuração de ações e lógica na aplicação.

Módulo 3: Integração de Serviços externos, como API e bases de dados e publicação:

  • Configuração e ligação de um projeto a uma base de dados na cloud;
  • Operações CRUD;
  • Utilização de API Externas para recolher e exibir dados dinâmicos numa aplicação;
  • Conceito de gestão de estado e a sua importância para a consistência da aplicação;
  • Download de um apk e instalação num telemóvel;
  • Preparação da aplicação para publicação;
  • Publicação da App.

Docente(s)

Anabela Bernardino

ESTG