Desenvolvimento de Aplicações Móveis Utilizando a Plataforma FlutterFlow

Desenvolvimento de Aplicações Móveis Utilizando a Plataforma FlutterFlow

Sinopse

Este curso pretende explorar os princípios fundamentais no desenvolvimento de aplicações móveis utilizando a plataforma FlutterFlow. Os alunos desenvolverão competências na criação de aplicações para smartphones compatíveis com Android e IOS. O curso abordará os conceitos básicos de desenho de interfaces de utilizador (UI) e experiência de utilização (UX).

Os alunos serão capacitados a desenvolver aplicações móveis eficientes e responsivas. A avaliação incluirá a realização de projetos práticos utilizando a plataforma FlutterFlow, demonstrando a capacidade dos alunos em criar aplicações móveis funcionais e visualmente atraentes.


Principais competências a desenvolver no curso

Competência

  • Conhecer os conceitos básicos e a interface do FlutterFlow;
  • Criar aplicações funcionais com layouts responsivos;
  • Integrar serviços externos, como API e bases de dados;
  • Publicar aplicações.

Edições

1ª edição – anunciar em breve

Duração

8 semanas

ECTS

3

Regime

Misto (bLearning)

Idioma

Português

Metodologia

O curso decorre na modalidade de bLearning (misto), contemplando 8 sessões presenciais (cada uma com a duração de 3 horas), 5 sessões síncronas (2 das sessões serão para apresentação dos projetos desenvolvidos ao longo do curso, com a duração de 1h30 e 3 das sessões para esclarecimento de dúvidas, com a duração de 1h) e trabalho assíncrono (51 horas no total, sem comunicação em tempo real e sem um horário diário predefinido). As sessões presenciais decorrem em horário laboral entre as 14h e as 17h (quartas-feiras). As sessões síncronas de esclarecimento de dúvidas, ocorrerão na 2ª, 4ª e 7ª semanas das 18h às 19h (segunda-feira) e as sessões síncronas de apresentação de trabalhos decorrerão na 5ª e 8ª semanas das 18h às 19h30 (segunda-feira).


Público-alvo

Estudantes, ex-estudantes, professores, bolseiros, investigadores, técnicos e outros profissionais de áreas não CTEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), bem como para profissionais que queiram prosseguir a docência nas áreas das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Requisitos

Competências intermédias em Informática.

Número de vagas

Mínimo: 15 e Máximo: 20

Edital

Consulte o edital na página das candidaturas

Resultados

Consulte os resultados das candidaturas na página dos resultados


Conteúdos a abordar

Módulo 1: Introduzir os conceitos básicos e a interface do FlutterFlow:

  • Introdução a FlutterFlow;
  • Criação de Conta e Configuração Inicial;
  • Exploração da Interface, como navegação no painel de controlo, área de design e ferramentas principais;
  • Organização da Estrutura do Projeto;
  • Widgets Básicos: texto, botões, imagens, containers, entre outro, e como combiná-los;
  • Criação primeira interface de utilizador (UI) com elementos visuais e botões;
  • Testar e Corrigir o Projeto Inicial, isto é, demonstrar como utilizar a funcionalidade de pré-visualização para verificar a aplicação e ensinar a identificar e corrigir problemas simples de navegação e design.

Módulo 2: Componentes Avançados e Interatividade:

  • Utilização de componentes (widgets) personalizados;
  • Implementação de navegação entre ecrãs;
  • Criação de formulários e recolha de dados do utilizador; ·
  • Configuração de ações e lógica na aplicação.

Módulo 3: Integração de Serviços externos, como API e bases de dados e publicação:

  • Configuração e ligação de um projeto a uma base de dados na cloud;
  • Operações CRUD;
  • Utilização de API Externas para recolher e exibir dados dinâmicos numa aplicação;
  • Conceito de gestão de estado e a sua importância para a consistência da aplicação;
  • Download de um apk e instalação num telemóvel;
  • Preparação da aplicação para publicação;
  • Publicação da App.

Docente(s)

Anabela Bernardino

ESTG