Conceção de Materiais Digitais para o Ensino da Informática

Conceção de Materiais Digitais para o Ensino da Informática

Sinopse

Este curso explora os princípios fundamentais do design de recursos educacionais digitais para o ensino da informática e prevê o desenvolvimento de competências essenciais na criação de recursos instrucionais interativos e envolventes. 

O curso abordará o uso de ferramentas de autoria, design de interfaces educacionais e estratégias para promover a aprendizagem da informática.

Os formandos serão capacitados a conceber e desenvolver recursos digitais alinhados aos objetivos de aprendizagem da informática.


Principais competências a desenvolver no curso

Competência

• Analisar as finalidades, objetivos, conteúdos e ações estratégicas propostas nos programas e outros referenciais do ensino da informática;

• Explorar metodologias de aprendizagem ativas, identificando as suas potencialidades, limitações e caráter inovador no ensino da informática; 

• Analisar os princípios teóricos e modelos pedagógicos que fundamentam a utilização e conceção de recursos educativos digitais para o ensino da informática;

• Desenvolver instrumentos didáticos para a conceção de cenários de aprendizagem digital, no ensino da informática;

• Manipular diferentes ferramentas digitais para a construção de materiais digitais para o ensino da informática, refletindo sobre os critérios de qualidade e acessibilidade dos recursos construídos;

• Aplicar competências essenciais de design instrucional para a conceção de materiais digitais, significativos e envolventes, para o ensino de informática, tendo em conta as necessidades do contexto educativo;

• Planificar atividades pedagógicas inovadoras e contextualizadas no ensino da informática, prevendo diferentes ações estratégicas e recursos de aprendizagem e de avaliação.

Edições

1ª edição – Abril 2025

Duração

7 semanas

ECTS

3

Regime

A distância (eLearning)

Idioma

Português

Calendarização

EdiçãoInício do cursoSessões SíncronasSessões PresenciaisFim do curso
1ª edição12-05-202512 de maio, das 18h00 às 20h00
19 de maio, das 18h00 às 20h00
26 de maio, das 18h00 às 20h00
02 de junho, das 18h00 às 20h00
09 de junho, das 18h00 às 20h00
16 de junho, das 18h00 às 20h00
23 de junho, das 18h00 às 20h00
NA27-06-2025

Metodologia

O curso decorre na modalidade de eLearning, com interação fundamentalmente assíncrona (sem comunicação em tempo real e sem um horário diário predefinido), contemplando 7 sessões síncronas a decorrer em horário laboral entre as 18h e 20h (a confirmar).


Público-alvo

Estudantes, ex-estudantes, professores, bolseiros, investigadores, técnicos e outros profissionais de áreas não CTEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), bem como para profissionais que queiram prosseguir a docência nas áreas das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Requisitos

Competências digitais intermédias

Número de vagas

Mínimo: 15 e Máximo: 25

Edital

Consulte o edital na página das candidaturas

Resultados

Consulte os resultados das candidaturas na página dos resultados


Conteúdos a abordar

Módulo 1. Ensino e aprendizagem da informática
1.1. Documentos curriculares orientadores e referenciais pedagógico
1.2. Metodologias ativas e papel do professor

Módulo 2. Materiais digitais para o ensino da informática
2.1. Modelos pedagógicos de design
2.2. Cenários de aprendizagem digital
2.3. Ferramentas digitais
2.4. Critérios de qualidade e acessibilidade

Módulo 3. Experiências de aprendizagem em informática
3.1. Análise de contextos educativos
3.2. Planificação de propostas pedagógicas
3.3. Conceção de recursos digitais
3.4. Avaliação de e para a aprendizagem


Docente(s)

Ana Oliveira

ESECS