Conceção de Materiais Digitais para o Ensino da Informática

Conceção de Materiais Digitais para o Ensino da Informática

Sinopse

Este curso explora os princípios fundamentais do design de recursos educacionais digitais para o ensino da informática e prevê o desenvolvimento de competências essenciais na criação de recursos instrucionais interativos e envolventes. 

O curso abordará o uso de ferramentas de autoria, design de interfaces educacionais e estratégias para promover a aprendizagem da informática.

Os formandos serão capacitados a conceber e desenvolver recursos digitais alinhados aos objetivos de aprendizagem da informática.


Principais competências a desenvolver no curso

Competência

• Analisar as finalidades, objetivos, conteúdos e ações estratégicas propostas nos programas e outros referenciais do ensino da informática;

• Explorar metodologias de aprendizagem ativas, identificando as suas potencialidades, limitações e caráter inovador no ensino da informática; 

• Analisar os princípios teóricos e modelos pedagógicos que fundamentam a utilização e conceção de recursos educativos digitais para o ensino da informática;

• Desenvolver instrumentos didáticos para a conceção de cenários de aprendizagem digital, no ensino da informática;

• Manipular diferentes ferramentas digitais para a construção de materiais digitais para o ensino da informática, refletindo sobre os critérios de qualidade e acessibilidade dos recursos construídos;

• Aplicar competências essenciais de design instrucional para a conceção de materiais digitais, significativos e envolventes, para o ensino de informática, tendo em conta as necessidades do contexto educativo;

• Planificar atividades pedagógicas inovadoras e contextualizadas no ensino da informática, prevendo diferentes ações estratégicas e recursos de aprendizagem e de avaliação.

Edições

1ª edição – Março 2025

Duração

7 semanas

ECTS

3

Regime

A distância (eLearning)

Idioma

Português

Metodologia

O curso decorre na modalidade de eLearning, com interação fundamentalmente assíncrona (sem comunicação em tempo real e sem um horário diário predefinido), contemplando 7 sessões síncronas a decorrer em horário laboral entre as 16h e 18h (a confirmar).


Público-alvo

Estudantes, ex-estudantes, professores, bolseiros, investigadores, técnicos e outros profissionais de áreas não CTEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), bem como para profissionais que queiram prosseguir a docência nas áreas das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Requisitos

Competências digitais intermédias

Número de vagas

Mínimo: 15 e Máximo: 25

Edital

Consulte o edital na página das candidaturas

Resultados

Consulte os resultados das candidaturas na página dos resultados


Conteúdos a abordar

Módulo 1. Ensino e aprendizagem da informática
1.1. Documentos curriculares orientadores e referenciais pedagógico
1.2. Metodologias ativas e papel do professor

Módulo 2. Materiais digitais para o ensino da informática
2.1. Modelos pedagógicos de design
2.2. Cenários de aprendizagem digital
2.3. Ferramentas digitais
2.4. Critérios de qualidade e acessibilidade

Módulo 3. Experiências de aprendizagem em informática
3.1. Análise de contextos educativos
3.2. Planificação de propostas pedagógicas
3.3. Conceção de recursos digitais
3.4. Avaliação de e para a aprendizagem


Docente(s)

Ana Oliveira

ESECS