Aprendizagem Multimédia

Aprendizagem Multimédia

Sinopse

A combinação de texto, imagem, áudio e vídeo, permitida pelos computadores, trouxeram à sala de aula um novo tipo de recurso – o recurso multimédia. Este tipo de recurso enriquece e personaliza a experiência educativa por oferecer diferentes modalidades de representação de informação (bem como a sua combinação) e diversas formas de interação. Desta forma, esta formação apresenta a área da Aprendizagem Multimédia, uma das teorias principais da aprendizagem multimédia e os seus principais princípios de operacionalização na criação e avaliação de recursos multimédia.


Principais competências a desenvolver no curso

Competência

  • Compreender os princípios fundamentais da Aprendizagem Multimédia, explicando a importância da carga cognitiva e o papel dos diferentes canais sensoriais na aprendizagem;
  • Conhecer os princípios fundamentais da Aprendizagem Multimédia e o seu propósito na estruturação de materiais multimédia;
  • Analisar materiais multimédia já existentes de acordo com os princípios fundamentais da aprendizagem multimédia;
  • Criar materiais multimédia de acordo com os princípios fundamentais da aprendizagem multimédia.

Edições

1ª edição – Março 2025

Duração

7 semanas

ECTS

3

Regime

A distância (eLearning)

Idioma

Português

Metodologia

O curso decorre na modalidade  de eLearning, com interação fundamentalmente assíncrona (sem comunicação em tempo real e sem um horário diário predefinido), contemplando 5 sessões síncronas a decorrer em horário pós-laboral entre as 18:00h e 21:30h.


Público-alvo

Estudantes, ex-estudantes, professores, bolseiros, investigadores, técnicos e outros profissionais de áreas não CTEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), bem como para profissionais que queiram prosseguir a docência nas áreas das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Requisitos

Competências básicas em Tecnologias de Informação e Comunicação

Número de vagas

Mínimo: 15 e Máximo: 25

Edital

Consulte o edital na página das candidaturas

Resultados

Consulte os resultados das candidaturas na página dos resultados


Conteúdos a abordar

Introdução à Aprendizagem Multimédia

  • Definição de Multimédia
  • Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimédia
  • Princípio da Aprendizagem Multimédia

Princípios para Redução do Processamento Extrínseco na Aprendizagem Multimédia

  • Princípio da Coerência
  • Princípio da Sinalização
  • Princípio da Redundância
  • Princípio da Atenção Dividida no Espaço
  • Princípio da Atenção Dividida no Tempo

Princípios para Gestão do Processamento Essencial na Aprendizagem Multimédia

  • Princípio da Segmentação
  • Princípio do Pré-Treino
  • Princípio da Modalidade

Princípios para fomentar o processamento generativo na Aprendizagem Multimédia

  • Princípio da Personalização
  • Princípio da Voz

Docente(s)

Filipe Santos

ESECS