Desenvolvimento de Jogos em Unity

Desenvolvimento de Jogos em Unity

Sinopse

A democratização do desenvolvimento de jogos tem sido um fenómeno crescente na área dos jogos digitais. Com a evolução dos motores de jogos, cada vez mais, é facilitado o acesso ao desenvolvimento por parte de curiosos, interessados ou entusiastas pela área.

Neste sentido, esta formação tem como objetivo capacitar os formandos a compreender o funcionamento e a utilização de um dos motores mais utilizados atualmente no desenvolvimento de jogos digitais – o Unity.


Principais competências a desenvolver no curso

Competência

  • Conhecer e instalar o software necessário ao desenvolvimento de projetos com o motor de jogos Unity 6.
  • Familiarização com o ambiente de desenvolvimento e as suas diversas áreas de trabalho.
  • Compreender a arquitetura de desenvolvimento do Unity (relação gameobject-componente).
  • Capacitação para o desenvolvimento de projetos de pequena dimensão.

Edições

1ª edição – Abril 2025

Duração

8 semanas/ 81 horas

ECTS

3

Regime

Misto (bLearning)

Idioma

Português

Calendarização

EdiçãoInício do cursoSessões SíncronasSessões PresenciaisFim do curso
1ª edição23-04-202523 de abril, das 17h00 às 19h00
28 de abril, das 18h30 às 20h00
30 de abril, das 17h00 às 19h00
05 de maio, das 18h30 às 20h00
07 de maio, das 17h00 às 19h00
12 de maio, das 18h30 às 20h00
14 de maio, das 17h00 às 19h00
19 de maio, das 18h30 às 20h00
21 de maio, das 17h00 às 19h00
26 de maio, das 18h30 às 20h00
28 de maio, das 17h00 às 19h00
02 de junho, das 18h30 às 20h00
04 de junho, das 17h00 às 19h00
09 de junho, das 18h30 às 20h00
11 de junho, das 14h30 às 20h0011-06-2025

Metodologia

O curso decorre na modalidade de b-Learning, contemplando 8 sessões presenciais (no total de 20 horas), 6 sessões síncronas (no total de 10 horas), e trabalho autónomo/assíncrono, sem comunicação em tempo real e sem um horário diário predefinido, (no total de 51 horas). 

As sessões presenciais e as sessões síncronas decorrem em horário laboral, sujeito a confirmação.


Público-alvo

Estudantes, ex-estudantes, professores, bolseiros, investigadores, técnicos e outros profissionais de áreas não CTEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), bem como para profissionais que queiram prosseguir a docência nas áreas das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Requisitos

Conhecimentos básicos de TIC. Computador com Windows 10 versão 21H1 ou mais recente e arquitetura de CPU de 64 bits.

Número de vagas

Mínimo: 15 e Máximo: 20

Edital

Consulte o edital na página das candidaturas

Resultados

Consulte os resultados das candidaturas na página dos resultados


Conteúdos a abordar

Unity Hub

Editor do Unity 6

Microsoft Visual Studio Community 2022

GameObjects e Componentes

Composição

Importação e configuração de recursos (assets) num projeto

Principais componentes do Unity e sua finalidade

Principais sistemas do Unity (Input, Renderização, Fisica)

Construção de níveis através da colocação de assets

Configuração da renderização

Configuração das colisões

Utilização e configuração de Scripts e outros componentes para implementação do gameplay 

Criação da build do jogo


Docente(s)

Ricardo Antunes

ESTG