Aprendizagem Multimédia

Aprendizagem Multimédia

Sinopse

A combinação de texto, imagem, áudio e vídeo, permitida pelos computadores, trouxeram à sala de aula um novo tipo de recurso – o recurso multimédia. Este tipo de recurso enriquece e personaliza a experiência educativa por oferecer diferentes modalidades de representação de informação (bem como a sua combinação) e diversas formas de interação. Desta forma, esta formação apresenta a área da Aprendizagem Multimédia, uma das teorias principais da aprendizagem multimédia e os seus principais princípios de operacionalização na criação e avaliação de recursos multimédia.


Principais competências a desenvolver no curso

Competência

  • Compreender os princípios fundamentais da Aprendizagem Multimédia, explicando a importância da carga cognitiva e o papel dos diferentes canais sensoriais na aprendizagem;
  • Conhecer os princípios fundamentais da Aprendizagem Multimédia e o seu propósito na estruturação de materiais multimédia;
  • Analisar materiais multimédia já existentes de acordo com os princípios fundamentais da aprendizagem multimédia;
  • Criar materiais multimédia de acordo com os princípios fundamentais da aprendizagem multimédia.

Edições

1ª edição – abril 2025
2ª edição – setembro 2025

Duração

7 semanas

ECTS

3

Regime

A distância (eLearning)

Idioma

Português

Calendarização

EdiçãoInício do cursoSessões SíncronasSessões PresenciaisFim do curso
2ª edição22-09-202522 de setembro, das 18h00 às 20h00
06 de outubro, das 18h00 às 20h00
13 de outubro, das 18h00 às 20h00
20 de outubro, das 18h00 às 20h00
29 de outubro, das 18h00 às 20h00
NA29-10-2025

Metodologia

O curso decorre na modalidade  de eLearning, com interação fundamentalmente assíncrona (sem comunicação em tempo real e sem um horário diário predefinido), contemplando 5 sessões síncronas a decorrer em horário pós-laboral entre as 18:00h e 21:30h.


Público-alvo

Estudantes, ex-estudantes, professores, bolseiros, investigadores, técnicos e outros profissionais de áreas não CTEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), bem como para profissionais que queiram prosseguir a docência nas áreas das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Requisitos

Competências básicas em Tecnologias de Informação e Comunicação

Número de vagas

Mínimo: 15 e Máximo: 25

Edital

Consulte o edital na página das candidaturas

Resultados

Consulte os resultados das candidaturas na página dos resultados


Conteúdos a abordar

Introdução à Aprendizagem Multimédia

  • Definição de Multimédia
  • Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimédia
  • Princípio da Aprendizagem Multimédia

Princípios para Redução do Processamento Extrínseco na Aprendizagem Multimédia

  • Princípio da Coerência
  • Princípio da Sinalização
  • Princípio da Redundância
  • Princípio da Atenção Dividida no Espaço
  • Princípio da Atenção Dividida no Tempo

Princípios para Gestão do Processamento Essencial na Aprendizagem Multimédia

  • Princípio da Segmentação
  • Princípio do Pré-Treino
  • Princípio da Modalidade

Princípios para fomentar o processamento generativo na Aprendizagem Multimédia

  • Princípio da Personalização
  • Princípio da Voz

Docente(s)

Filipe Santos

ESECS