Aplicações de Marketing Digital

Aplicações de Marketing Digital

Sinopse

Com a constante evolução das novas tecnologias de informação e consequentemente a comunicação, o profissionais enfrentam desafios de como comunicar com os seus clientes, educar o mercado e vender o produto/serviço com toda uma nova geração de ferramentas online.

Desde modo, a formação visa capacitar os estudantes a compreender e aplicar estratégias de marketing digital, utilizando ferramentas relevantes para o contexto profissional.

Assim, os estudantes terão acesso aos fundamentos do marketing digital e utilização de ferramentas práticas, como Google Analytics, Hootsuite e Mailchimp, para explorar estratégias em SEO, redes sociais, e-mail marketing e publicidade online.


Principais competências a desenvolver no curso

Competência

  • Capacitar os formandos na comunicação digital;
  • Capacitar os formandos na compreensão e aplicação de estratégias de marketing digital;
  • Capacitar os formandos na utilização de ferramentas digitais, como as ferramentas da Google e Meta para publicidade online e estratégias de SEO; ferramentas de planeamento e publicação nas redes sociais como Hootsuite; ferramentas de criação de campanhas de e-mail marketing como MailChimp.

Edições

1ª edição – Março 2025
2ª edição – Abril 2025
3ª edição – junho 2025

Duração

7 semanas

ECTS

3

Regime

Misto (bLearning)

Idioma

Português

Calendarização

EdiçãoInício do cursoSessões SíncronasSessões PresenciaisFim do curso
2ª edição29-04-202529 de abril, 17h30 – 20h00
06 de maio, 17h30 – 20h00
13 de maio, 17h30 – 20h00
20 de maio, 17h30 – 20h00
27 de maio, 17h30 – 20h00
03 de junho, 17h30 – 20h00
09 de junho, 17h30 – 20h00
04 de junho, das 17h00 às 19h00
09 de junho, das 17h30 às 20h00
09-06-2025
3ª edição 04-06-202506 de junho, das 17h30 às 20h00
12 de junho, das 17h30 às 20h00
20 de junho, das 17h30 às 20h00
26 de junho, das 17h30 às 20h00
03 de julho, das 17h30 às 20h00
10 de julho, das 17h30 às 20h00
17 de julho, das 17h30 às 20h00
11 de julho, das 17h00 às 18h3017-07-2025

Metodologia

O curso decorre na modalidade de b-Learning, com interação assíncrona (sem comunicação em tempo real e sem um horário diário predefinido), síncrona e presencial, ambas com um horário a definir, contemplando 2 atividades: 1 prova escrita e um trabalho escrito em grupo, com 5 desafios e uma apresentação final.


Público-alvo

Estudantes, ex-estudantes, professores, bolseiros, investigadores, técnicos e outros profissionais de áreas não CTEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), bem como para profissionais que queiram prosseguir a docência nas áreas das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Requisitos

Competências básicas em Tecnologias de Informação e Comunicação e de Marketing.

Número de vagas

Mínimo: 15 e Máximo: 20

Edital

Consulte o edital na página das candidaturas

Resultados

Consulte os resultados das candidaturas na página dos resultados


Conteúdos a abordar

Módulo 1. Como a Internet alterou a nossa maneira de viver.

  • Panorama geral de como a Internet influenciou a mudança da vida quotidiana, social e empresarial
  • Transformação digital nas empresas
  • Introdução ao Marketing Digital
  • Plano de Marketing Digital

Módulo 2. Produção de Conteúdos.

  • Conceito de marketing de conteúdo
  • Plataformas de divulgação e tratamento da mensagem

Módulo 3. Redes Sociais e Publicidade Online.

  • Conceito e características das redes sociais
  • Estratégias orgânicas nas redes sociais
  • Publicidade paga nas redes sociais

Módulo 4. E-mail Marketing

  • Conceito de e-mail marketing e suas características
  • Conceito de landing page e sua finalidade

Módulo 5. Googl’It.

  • Importância dos motores de pesquisa e como funcionam / Latent Semantic Indexing (LSI)
  • Search Engine Marketing – SEM: Search Engine Optimization – SEO e Google Ads
  • Ferramentas Google: Analytics, Trend, Search Console e My Business

Docente(s)

Iolanda Bernardino

ESTG