Tecnologias de Apoio para acesso Digital e Comunicação Aumentativa e Alternativa
Sinopse
Este curso tem como objetivo fornecer conhecimentos essenciais sobre tecnologias de apoio e recursos digitais para a inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais e Necessidades Complexas de Comunicação. Pretende-se capacitar terapeutas e professores para a seleção e aplicação destas tecnologias, promovendo a participação e a comunicação aumentativa de crianças com limitações funcionais.
Ao longo do curso, serão exploradas estratégias e ferramentas que facilitam o acesso a dispositivos digitais, ambientes de aprendizagem interativos e soluções tecnológicas adaptadas às necessidades individuais. A utilização adequada das tecnologias de apoio é fundamental para garantir a autonomia e a inclusão destas crianças em contextos educativos, sociais e de lazer.
Os profissionais em formação deverão reconhecer que, quando a comunicação e a funcionalidade são limitadas, o recurso a tecnologias de apoio não só permite ultrapassar barreiras, como também potencia oportunidades de interação, aprendizagem e desenvolvimento, contribuindo para uma sociedade mais justa e acessível.
Principais competências a desenvolver no curso
Competência
- Análise e adaptação do ambiente e das tarefas através de recursos adaptados e tecnologias/produtos de apoio.
- Seleção e implementação de tecnologias/produtos de apoio
- Acesso e personalização de tecnologias/produtos de apoio
- Trabalho em equipa multidisciplinar e implementação de soluções inclusivas
Edições
1ª edição – dezembro 2025
Edição dezembro/janeiro
Edição fevereiro/março
Edição abril/maio
Duração
ECTS
Regime
Idioma
Calendarização
| Edição | Início do curso | Sessões Síncronas | Sessões Presenciais | Fim do curso |
|---|---|---|---|---|
| Edição dezembro/janeiro | 02-12-2025 | 02 de dezembro de 2025, das 18h30 às 19h30 09 de dezembro de 2025, das 18h30 às 19h30 16 de dezembro de 2025, das 18h30 às 19h30 06 de janeiro de2026, das 18h30 às 19h30 13 de janeiro de 2026, das 18h30 às 19h30 20 de janeiro de 2026, das 18h30 às 19h30 27 de janeiro de 2026, das 18h30 às 19h30 | NA | 31-01-2026 |
| Edição fevereiro/março | 09-02-2026 | 10 de fevereiro de 2026, das 18h30 às 19h30 16 de fevereiro de 2026, das 18h30 às 19h30 24 de fevereiro de 2026, das 18h30 às 19h30 03 de março de 2026, das 18h30 às 19h30 10 de março de 2026, das 18h30 às 19h30 17 de março de 2026, das 18h30 às 19h30 24 de março de 2026, das 18h30 às 19h30 | NA | 27-03-2026 |
| Edição abril/maio (Turma 1)* | 06-04-2026 | 07 de abril de 2026 – Ds 18h30 às 19h30 14 de abril de 2026, das 18h30 às 19h30 21 de abril de 2026, das 18h30 às 19h30 28 de abril de 2026, das 18h30 às 19h30 05 de maio de 2026, das 18h30 às 19h30 12 de maio de 2026, das 18h30 às 19h30 19 de maio de 2026, das 18h30 às 19h30 | NA | 19-05-2026 |
| Edição abril/maio (Turma 2)* | 29-05-2026 | 02 de junho de 2026, das 18h30 às 19h30 09 de junho de 2026, das 18h30 às 19h30 16 de junho de 2026, das 18h30 às 19h30 23 de junho de 2026, das 18h30 às 19h30 30 de junho de 2026, das 18h30 às 19h30 07 de julho de 2026, das 18h30 às 19h30 14 de julho 2026, das 18h30 às 19h30 | NA | 17-07-2026 |
* Os estudantes colocados serão agrupados por turmas, mediante calendarização disponível para cada cursos e de acordo com a ordem de submissão da candidatura.
Metodologia
O curso decorre na modalidade de eLearning, com interação, fundamentalmente, online e assíncrona (ou seja, sem comunicação em tempo real e sem um horário diário predefinido), contemplando 1 hora síncrona semanal a decorrer em horário pós-laboral entre as 18:30 e as 19:30h.
Contempla a execução de atividades de acordo com tutoriais passo-a-passo em formato vídeo e PDF, assim como desenvolvimento de atividades autónomas com as competências adquiridas.
Público-alvo
Requisitos
Acesso à internet
Webcam
Auscultadores e microfone – Software demo/trial indicado pelo(a) formador(a)
Número de vagas
Edital
Consulte o edital na página das candidaturas
Resultados
Consulte os resultados das candidaturas na página dos resultados
Conteúdos a abordar
- Introdução e enquadramento dos Produtos de Apoio (PA) e Tecnologias de Apoio (TA)
- Acessibilidade a ambientes digitais
- Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação
- Sistemas integrados – Acesso, Comunicação e controlo de ambiente
- Recursos Terapêuticos/Educativos e Recursos Digitais Acessíveis

