Realidade Aumentada e Realidade Virtual
Sinopse
O curso visa desenvolver competências essenciais no domínio da Realidade Aumentada (AR) e da Realidade Virtual (VR), de forma a compreender os fundamentos destas tecnologias. Pretende-se explorar a aplicabilidade destas tecnologias em diferentes contextos, adquirindo a capacidade de propor soluções práticas adaptadas a cada situação, através do desenvolvimento de projetos de pequena dimensão, permitindo uma experiência prática no desenvolvimento de aplicações inovadoras.
Principais competências a desenvolver no curso
Competência
- Compreender os fundamentos de AR e VR.
- Conhecer casos práticos de aplicação de AR e VR.
- Conhecer tecnologias para desenvolvimento e utilização de aplicações de AR e VR.
- Compreender a aplicabilidade das tecnologias de AR e VR em diferentes contextos.
- Propor soluções práticas de AR e VR em diferentes contextos.
- Aplicar tecnologias imersivas em projetos de pequena dimensão.
Edições
1ª edição – Setembro 2025
Duração
ECTS
Regime
Idioma
Calendarização
Edição | Início do curso | Sessões Síncronas | Sessões Presenciais | Fim do curso |
---|---|---|---|---|
1ª edição | 24-09-2025 | 01 de outubro, das 14h00 às 16h00 08 de outubro, das 14h00 às 16h00 15 de outubro, das 14h00 às 16h00 | 24 de setembro, das 14h00 às 15h00 29 de outubro, das 14h00 às 16h00 05 de novembro, das 14h00 às 16h00 12 de novembro, das 14h00 às 16h00 | 12-11-2025 |
Metodologia
O curso é oferecido em duas modalidades principais: eLearning e interações síncronas. A vertente síncrona compreende três sessões presenciais e mais três sessões online síncronas. O restante do tempo é dedicado à interação e atividades assíncronas, sem comunicação em tempo real e sem um horário diário predefinido.
As sessões síncronas terão principal foco na explicação de conceitos, instalação e demonstração de ferramentas, análise de exemplos práticos, acompanhamento do desenvolvimento de projetos e esclarecimento de dúvidas. Já as sessões assíncronas têm como objetivo a consulta e estudo de materiais disponibilizados e bibliografia, resolução de exercícios, busca por soluções, participação em fóruns de discussão e desenvolvimento de projetos.
Público-alvo
Número de vagas
Edital
Consulte o edital na página das candidaturas
Resultados
Consulte os resultados das candidaturas na página dos resultados
Conteúdos a abordar
- Conceitos base relacionados com tecnologias imersivas
- Tecnologias utilizadas em AR e VR
- Implementações bem-sucedidas em diversas indústrias
- Casos práticos de aplicação de AR e VR