Realidade Aumentada e Realidade Virtual

Realidade Aumentada e Realidade Virtual

Sinopse

O curso visa desenvolver competências essenciais no domínio da Realidade Aumentada (AR) e da Realidade Virtual (VR), de forma a compreender os fundamentos destas tecnologias. Pretende-se explorar a aplicabilidade destas tecnologias em diferentes contextos, adquirindo a capacidade de propor soluções práticas adaptadas a cada situação, através do desenvolvimento de projetos de pequena dimensão, permitindo uma experiência prática no desenvolvimento de aplicações inovadoras.


Principais competências a desenvolver no curso

Competência

  • Compreender os fundamentos de AR e VR.
  • Conhecer casos práticos de aplicação de AR e VR.
  • Conhecer tecnologias para desenvolvimento e utilização de aplicações de AR e VR.
  • Compreender a aplicabilidade das tecnologias de AR e VR em diferentes contextos.
  • Propor soluções práticas de AR e VR em diferentes contextos.
  • Aplicar tecnologias imersivas em projetos de pequena dimensão.

Edições

1ª edição – Setembro 2025

Duração

8 semanas

ECTS

3

Regime

Presencial

Idioma

Português

Calendarização

EdiçãoInício do cursoSessões SíncronasSessões PresenciaisFim do curso
1ª edição24-09-202501 de outubro, das 14h00 às 16h00
08 de outubro, das 14h00 às 16h00
15 de outubro, das 14h00 às 16h00
24 de setembro, das 14h00 às 15h00
29 de outubro, das 14h00 às 16h00
05 de novembro, das 14h00 às 16h00
12 de novembro, das 14h00 às 16h00
12-11-2025

Metodologia

O curso é oferecido em duas modalidades principais: eLearning e interações síncronas. A vertente síncrona compreende três sessões presenciais e mais três sessões online síncronas. O restante do tempo é dedicado à interação e atividades assíncronas, sem comunicação em tempo real e sem um horário diário predefinido.

As sessões síncronas terão principal foco na explicação de conceitos, instalação e demonstração de ferramentas, análise de exemplos práticos, acompanhamento do desenvolvimento de projetos e esclarecimento de dúvidas. Já as sessões assíncronas têm como objetivo a consulta e estudo de materiais disponibilizados e bibliografia, resolução de exercícios, busca por soluções, participação em fóruns de discussão e desenvolvimento de projetos.


Público-alvo

Estudantes, ex-estudantes, professores, bolseiros, investigadores, técnicos e outros profissionais de áreas não CTEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), bem como para profissionais que queiram prosseguir a docência nas áreas das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Número de vagas

Mínimo: 15 e Máximo: 20

Edital

Consulte o edital na página das candidaturas

Resultados

Consulte os resultados das candidaturas na página dos resultados


Conteúdos a abordar

  • Conceitos base relacionados com tecnologias imersivas
  • Tecnologias utilizadas em AR e VR
  • Implementações bem-sucedidas em diversas indústrias
  • Casos práticos de aplicação de AR e VR

Docente(s)

Anabela Marto

ESTG

Roberto Ribeiro

ESTG