Criação de Documentos Digitais Acessíveis

Criação de Documentos Digitais Acessíveis

Sinopse

Na Sociedade da Informação e Conhecimento o acesso à informação é fundamental para a inclusão e igualdade de oportunidades. Contudo, muitos documentos digitais são inacessíveis a pessoas com incapacidades, uma vez que esses documentos não foram criados tendo em atenção um conjunto de princípios que tornam os vários elementos do documento (texto, imagens, tabelas, listas, entre outros) acessíveis. Desta forma, estes documentos apresentam barreiras que limitam a participação de muitas pessoas na educação, trabalho e vida quotidiana. Garantir a acessibilidade dos documentos digitais é garantir que todos, independentemente das suas incapacidades, possam perceber, compreender e interagir com o todo o conteúdo de um documento.


Principais competências a desenvolver no curso

Competência

  • Compreender a importância da acessibilidade dos documentos digitais
  • Aplicar princípios de acessibilidade em documentos, folhas de cálculo e apresentações gráficas
  • Utilizar avaliadores de acessibilidade para identificar e corrigir problemas de acessibilidade documental

Edições

1ª edição – Junho 2025

Duração

4 semanas

ECTS

1

Regime

A distância (eLearning)

Idioma

Português

Calendarização

EdiçãoInício do cursoSessões SíncronasSessões PresenciaisFim do curso
1ª edição09-06-2025 09 de junho, das 18h30 às 20h30 (turma 1)
16 de junho, das 18h30 às 20h30 (turma 1)
23 de junho, das 18h30 às 20h30 (turma 1)
09 de junho, das 21h00 às 23h00 (turma 2)
16 de junho, das 21h00 às 23h00 (turma 2)
23 de junho, das 21h00 às 23h00 (turma 2)
NA05-07-2025

Metodologia

A formação compreende momentos síncronos e assíncronos, baseados na metodologia da sala de aula invertida. Os momentos assíncronos privilegiam a aquisição das competências definidas nos objetivos de aprendizagem através de um conjunto de vídeo-tutoriais, uso de fóruns de discussão e exercícios de consolidação das competências. Os momentos síncronos privilegiam o exercício das competências, sobretudo através de reflexão coletiva sobre temáticas específicas, análise e discussão de casos, recensões de documentos e resolução de problemas.


Público-alvo

Estudantes, ex-estudantes, professores, bolseiros, investigadores, técnicos e outros profissionais de áreas não CTEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), bem como para profissionais que queiram prosseguir a docência nas áreas das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Requisitos

Competências básicas em Tecnologias de Informação e Comunicação

Número de vagas

Mínimo: 20 e Máximo: 60

Edital

Consulte o edital na página das candidaturas

Resultados

Consulte os resultados das candidaturas na página dos resultados


Conteúdos a abordar

  • Fundamentos da Acessibilidade Documental
    • Inclusão, design universal e acessibilidade digital
    • Tecnologias de Apoio de acesso ao computador
    • Requisitos de conformidade
  • Princípios de acessibilidade digital
    • Ordem lógica de leitura
    • Estrutura do documento
    • Tipografia
    • Imagens
    • Listas
    • Tabelas
    • Hiperligações
    • Cores
    • Navegação
    • Linguagem simples
  • Ferramentas de avaliação automática de acessibilidade
    • Ferramentas de validação de acessibilidade do Microsoft Word
    • Ferramentas de validação de acessibilidade do Microsoft Excel
    • Ferramentas de validação de acessibilidade do Microsoft PowerPoint

Docente(s)

Filipe Santos

ESECS