Criação de Ambientes de Aprendizagem Pessoais

Criação de Ambientes de Aprendizagem Pessoais

Sinopse

A Sociedade da Informação e do Conhecimento, caracterizada por transformações rápidas, leva a uma rápida obsolescência das competências aprendidas. Sendo assim uma sociedade que assenta na redefinição (reskilling) ou atualização (upskilling) das competências, verifica-se que os percursos de aprendizagem tradicionais não são suficientes e a aprendizagem ao longo da vida tem um papel fundamental. Esta sociedade espera também que os indivíduos assumam maior controlo da sua própria aprendizagem, pesquisando recursos educativos, ferramentas digitais e comunidades (redes) que apoiem o seu crescimento pessoal e profissional. Espera-se que os indivíduos assumam a responsabilidade de definir objetivos de aprendizagem, selecionem estratégias e avaliem o seu progresso, mantendo-se motivados e gerindo o tempo de forma eficaz.

Os Ambientes de Aprendizagem Pessoal (Personal Learning Environments – PLEs) são Ambientes Virtuais de Aprendizagem que fornecem uma estrutura para este tipo de aprendizagem ao permitir a integração de recursos digitais e humanos para promover a aquisição de conhecimento. Ao compreender e conceber os seus próprios PLE, os formandos desenvolvem uma abordagem educativa adaptável, que vai ao encontro de necessidades específicas, e assente numa lógica de aprendizagem ao longo da vida.


Principais competências a desenvolver no curso

Competência

  • Conhecer os fundamentos da Aprendizagem ao Longo da Vida.
  • Compreender os princípios e componentes dos PLE. 
  • Conceber e implementar PLE adaptados a necessidades específicas
  • Utilizar as ferramentas dos PLE numa lógica de aquisição, construção e partilha de conhecimento

Edições

1º edição – junho 2025

Duração

4 semanas

ECTS

1

Regime

A distância (eLearning)

Idioma

Português

Calendarização

EdiçãoInício do cursoSessões SíncronasSessões PresenciaisFim do curso
1ª edição16-06-202517 de junho, das 18h30 às 20h30
24 de junho, das 18h30 às 20h30
01 de julho, das 18h30 às 20h30
NA12-07-2025

Metodologia

A formação compreende momentos síncronos e assíncronos, baseados na metodologia da sala de aula invertida. Os momentos assíncronos privilegiam a aquisição das competências definidas nos objetivos de aprendizagem através de um conjunto de vídeo-tutoriais, uso de fóruns de discussão e exercícios de consolidação das competências. Os momentos síncronos privilegiam o exercício das competências, sobretudo através de reflexão coletiva sobre temáticas específicas, análise e discussão de casos, recensões de documentos e resolução de problemas.


Público-alvo

Estudantes, ex-estudantes, professores, bolseiros, investigadores, técnicos e outros profissionais de áreas não CTEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), bem como para profissionais que queiram prosseguir a docência nas áreas das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Requisitos

Competências básicas em Tecnologias de Informação e Comunicação

Número de vagas

Mínimo: 20 e Máximo: 60

Edital

Consulte o edital na página das candidaturas

Resultados

Consulte os resultados das candidaturas na página dos resultados


Conteúdos a abordar

  • Fundamentos teóricos dos Ambientes de Aprendizagem Pessoais
    • Aprendizagem ao Longo da Vida
    • Ensino Formal, Não-formal e Informal
    • Teorias construtivistas e conetivistas da aprendizagem
    • Aprendizagem autodirigida e Autorregulada
    • Aprendizagem baseada em investigação
    • Literacia Digital e competências digitais: Referenciais DigComp e DigCompEdu
    • Recursos Educativos Abertos
    • E-Portefólios
  • Ambientes de Aprendizagem Pessoais
    • Definição, princípios e componentes
    • Planeamento de um Ambiente de Aprendizagem Pessoal
    • Implementação de Ambiente de Aprendizagem Pessoal
    • Avaliação de um Ambiente de Aprendizagem Pessoal
  • Ferramentas para Ambientes de Aprendizagem Pessoais
    • Ferramentas de pesquisa
    • Ferramentas de armazenamento
    • Ferramentas de agregação e publicação
    • Ferramentas de colaboração e networking
    • Ferramentas de gestão de conhecimento
    • Ferramentas de reflexão
    • Ferramentas de inteligência artificial
    • Ferramentas de Gestão de Tempo

Docente(s)

Filipe Santos

ESECS