Inteligência Artificial para a Educação

Inteligência Artificial para a Educação

Sinopse

O curso aborda o impacto transformador da IA no ensino, capacitando professores a integrar de forma crítica e ética essas tecnologias em suas práticas pedagógicas. Ao explorar ferramentas de IA aplicadas à planificação, personalização da aprendizagem e avaliação, os professores serão incentivados a refletir sobre questões éticas, sociais e pedagógicas, como privacidade de dados, equidade digital e o impacto dessas tecnologias no processo de ensino aprendizagem. Este curso visa formar educadores conscientes, capazes de equilibrar inovação tecnológica com práticas inclusivas e reflexivas, promovendo um ensino significativo e ético.


Principais competências a desenvolver no curso

Competência

  • Utilizar ferramentas de IA na planificação de aulas: Aprender a usar IA para criar planos de aula mais eficientes e personalizados;
  • Criar recursos educativos com IA: Desenvolver materiais didáticos interativos e adaptativos utilizando tecnologias de IA;
  • Aplicar IA na avaliação dos alunos: Implementar métodos de avaliação automatizados e personalizados;
  • Integrar IA no dia a dia da sala de aula: Utilizar assistentes virtuais e outras ferramentas de IA para apoiar o ensino. Refletir sobre as práticas éticas no uso da IA: Discutir as implicações éticas e sociais do uso da IA na educação.

Edições

1ª edição – fevereiro 2025
2ª edição – junho 2025
3ª edição – setembro 2025
Edição dezembro/janeiro
Edição fevereiro/março
Edição abril/maio

Duração

7 semanas

ECTS

3

Regime

A distância (eLearning)

Idioma

Português

Calendarização

EdiçãoInício do cursoSessões SíncronasSessões PresenciaisFim do curso
2ª edição09-06-202509 de junho de 2025, das 19h00 às 20h00
23 de junho de 2025, das 19h00 às 20h00
07 de julho de 2025, das 19h00 às 20h00
28 de julho de 2025, das 19h00 às 20h00
NA28-07-2025
3ª edição29-09-202529 de setembro de 2025, das 19h00 às 20h00
13 de outubro de 2025, das 19h00 às 20h00
27 de outubro de 2025, das 19h00 às 20h00
10 de novembro de 2025, das 19h00 às 20h00
NA10-11-2025
Edição dezembro/janeiro
(Turma 1)*
02-12-202509 de dezembro de 2025, das 19h00 às 20h00
22 de dezembro de 2025, das 19h00 às 20h00
16 de janeiro de 2026, das 19h00 às 20h00
NA18-01-2026
Edição fevereiro/março09-03-2026(por definir)NA26-04-2026
Edição abril/maio27-04-2026(por definir)NA14-06-2026

* Os estudantes colocados serão agrupados por turmas, mediante calendarização disponível para cada cursos e de acordo com a ordem de submissão da candidatura.


Metodologia

O curso decorre na modalidade de eLearning, com interação, fundamentalmente, assíncrona (ou seja, sem comunicação em tempo real e sem um horário diário predefinido), contemplando 4 sessões síncronas a decorrer em horário pós-laboral entre as 19h e as 20h.


Público-alvo

Estudantes, ex-estudantes, professores, bolseiros, investigadores, técnicos e outros profissionais de áreas não CTEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), bem como para profissionais que queiram prosseguir a docência nas áreas das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Requisitos

N/a

Número de vagas

Mínimo: 15

Edital

Consulte o edital na página das candidaturas

Resultados

Consulte os resultados das candidaturas na página dos resultados


Conteúdos a abordar

  1. Planificação de Aulas com IA
    1. Ferramentas de IA para criação de planos de aula
    2. Personalização de conteúdos para diferentes perfis de alunos
    3. Exemplos práticos e exercícios de planificação
  2. Criação de Recursos Educativos com IA
    1. Utilização de plataformas de criação de conteúdo interativo
    2. Desenvolvimento de quizzes e atividades adaptativas
    3. Ferramentas de geração de conteúdo
  3. Avaliação e Feedback Automatizados
    1. Ferramentas de avaliação com IA
    2. Análise de dados de desempenho dos alunos
    3. Feedback personalizado e automatizado

Docente(s)

Rogério
Costa

ESECS

Adriana
Lage Costa

ESECS