Tecnologias de Apoio banner

Tecnologias de Apoio para acesso Digital e Comunicação Aumentativa e Alternativa

Tecnologias de Apoio para acesso Digital e Comunicação Aumentativa e Alternativa

Sinopse

Este curso tem como objetivo fornecer conhecimentos essenciais sobre tecnologias de apoio e recursos digitais para a inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais e Necessidades Complexas de Comunicação. Pretende-se capacitar terapeutas e professores para a seleção e aplicação destas tecnologias, promovendo a participação e a comunicação aumentativa de crianças com limitações funcionais.

Ao longo do curso, serão exploradas estratégias e ferramentas que facilitam o acesso a dispositivos digitais, ambientes de aprendizagem interativos e soluções tecnológicas adaptadas às necessidades individuais. A utilização adequada das tecnologias de apoio é fundamental para garantir a autonomia e a inclusão destas crianças em contextos educativos, sociais e de lazer.

Os profissionais em formação deverão reconhecer que, quando a comunicação e a funcionalidade são limitadas, o recurso a tecnologias de apoio não só permite ultrapassar barreiras, como também potencia oportunidades de interação, aprendizagem e desenvolvimento, contribuindo para uma sociedade mais justa e acessível.


Principais competências a desenvolver no curso

Competência

  • Análise e adaptação do ambiente e das tarefas através de recursos adaptados e tecnologias/produtos de apoio.
  • Seleção e implementação de tecnologias/produtos de apoio
  • Acesso e personalização de tecnologias/produtos de apoio
  • Trabalho em equipa multidisciplinar e implementação de soluções inclusivas

Edições

1ª edição – dezembro 2025
Edição dezembro/janeiro
Edição fevereiro/março
Edição abril/maio

Duração

8 semanas

ECTS

3

Regime

A distância (eLearning)

Idioma

Português

Calendarização

EdiçãoInício do cursoSessões SíncronasSessões PresenciaisFim do curso
Edição dezembro/janeiro02-12-202502 de dezembro de 2025, das 18h30 às 19h30
09 de dezembro de 2025, das 18h30 às 19h30
16 de dezembro de 2025, das 18h30 às 19h30
06 de janeiro de2026, das 18h30 às 19h30
13 de janeiro de 2026, das 18h30 às 19h30
20 de janeiro de 2026, das 18h30 às 19h30
27 de janeiro de 2026, das 18h30 às 19h30
NA31-01-2026
Edição fevereiro/março09-02-202610 de fevereiro de 2026, das 18h30 às 19h30
16 de fevereiro de 2026, das 18h30 às 19h30
24 de fevereiro de 2026, das 18h30 às 19h30
03 de março de 2026, das 18h30 às 19h30
10 de março de 2026, das 18h30 às 19h30
17 de março de 2026, das 18h30 às 19h30
24 de março de 2026, das 18h30 às 19h30
NA27-03-2026
Edição abril/maio
(Turma 1)*
06-04-202607 de abril de 2026 – Ds 18h30 às 19h30
14 de abril de 2026, das 18h30 às 19h30
21 de abril de 2026, das 18h30 às 19h30
28 de abril de 2026, das 18h30 às 19h30
05 de maio de 2026, das 18h30 às 19h30
12 de maio de 2026, das 18h30 às 19h30
19 de maio de 2026, das 18h30 às 19h30
NA19-05-2026
Edição abril/maio
(Turma 2)*
29-05-202602 de junho de 2026, das 18h30 às 19h30
09 de junho de 2026, das 18h30 às 19h30
16 de junho de 2026, das 18h30 às 19h30
23 de junho de 2026, das 18h30 às 19h30
30 de junho de 2026, das 18h30 às 19h30
07 de julho de 2026, das 18h30 às 19h30
14 de julho 2026, das 18h30 às 19h30
NA17-07-2026

* Os estudantes colocados serão agrupados por turmas, mediante calendarização disponível para cada cursos e de acordo com a ordem de submissão da candidatura.


Metodologia

O curso decorre na modalidade de eLearning, com interação, fundamentalmente, online e assíncrona (ou seja, sem comunicação em tempo real e sem um horário diário predefinido), contemplando 1 hora síncrona semanal a decorrer em horário pós-laboral entre as 18:30 e as 19:30h.
Contempla a execução de atividades de acordo com tutoriais passo-a-passo em formato vídeo e PDF, assim como desenvolvimento de atividades autónomas com as competências adquiridas.


Público-alvo

Profissionais de Saúde e Educação que trabalham com crianças e jovens do pré-escolar ao segundo ciclo de educação básica de áreas não CTEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática)

Requisitos

Computador (preferencialmente Windows para compatibilidade de software)
Acesso à internet
Webcam
Auscultadores e microfone – Software demo/trial indicado pelo(a) formador(a)

Número de vagas

Mínimo: 15

Edital

Consulte o edital na página das candidaturas

Resultados

Consulte os resultados das candidaturas na página dos resultados


Conteúdos a abordar

  • Introdução e enquadramento dos Produtos de Apoio (PA) e Tecnologias de Apoio (TA)
  • Acessibilidade a ambientes digitais
  • Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação
  • Sistemas integrados – Acesso, Comunicação e controlo de ambiente
  • Recursos Terapêuticos/Educativos e Recursos Digitais Acessíveis

Docente(s)

foto Andreia Salvado

Andreia Salvador

ESSLei

foto Jaime Ribeiro

Jaime Ribeiro

ESSLei