Criação de Ambientes de Aprendizagem Pessoais
Sinopse
A Sociedade da Informação e do Conhecimento, caracterizada por transformações rápidas, leva a uma rápida obsolescência das competências aprendidas. Sendo assim uma sociedade que assenta na redefinição (reskilling) ou atualização (upskilling) das competências, verifica-se que os percursos de aprendizagem tradicionais não são suficientes e a aprendizagem ao longo da vida tem um papel fundamental. Esta sociedade espera também que os indivíduos assumam maior controlo da sua própria aprendizagem, pesquisando recursos educativos, ferramentas digitais e comunidades (redes) que apoiem o seu crescimento pessoal e profissional. Espera-se que os indivíduos assumam a responsabilidade de definir objetivos de aprendizagem, selecionem estratégias e avaliem o seu progresso, mantendo-se motivados e gerindo o tempo de forma eficaz.
Os Ambientes de Aprendizagem Pessoal (Personal Learning Environments – PLEs) são Ambientes Virtuais de Aprendizagem que fornecem uma estrutura para este tipo de aprendizagem ao permitir a integração de recursos digitais e humanos para promover a aquisição de conhecimento. Ao compreender e conceber os seus próprios PLE, os formandos desenvolvem uma abordagem educativa adaptável, que vai ao encontro de necessidades específicas, e assente numa lógica de aprendizagem ao longo da vida.
Principais competências a desenvolver no curso
Competência
- Conhecer os fundamentos da Aprendizagem ao Longo da Vida.
- Compreender os princípios e componentes dos PLE.
- Conceber e implementar PLE adaptados a necessidades específicas
- Utilizar as ferramentas dos PLE numa lógica de aquisição, construção e partilha de conhecimento
Edições
1º edição – junho 2025
Duração
ECTS
Regime
Idioma
Calendarização
Edição | Início do curso | Sessões Síncronas | Sessões Presenciais | Fim do curso |
---|---|---|---|---|
1ª edição | 16-06-2025 | 17 de junho, das 18h30 às 20h30 24 de junho, das 18h30 às 20h30 01 de julho, das 18h30 às 20h30 | NA | 12-07-2025 |
Metodologia
A formação compreende momentos síncronos e assíncronos, baseados na metodologia da sala de aula invertida. Os momentos assíncronos privilegiam a aquisição das competências definidas nos objetivos de aprendizagem através de um conjunto de vídeo-tutoriais, uso de fóruns de discussão e exercícios de consolidação das competências. Os momentos síncronos privilegiam o exercício das competências, sobretudo através de reflexão coletiva sobre temáticas específicas, análise e discussão de casos, recensões de documentos e resolução de problemas.
Público-alvo
Requisitos
Número de vagas
Edital
Consulte o edital na página das candidaturas
Resultados
Consulte os resultados das candidaturas na página dos resultados
Conteúdos a abordar
- Fundamentos teóricos dos Ambientes de Aprendizagem Pessoais
- Aprendizagem ao Longo da Vida
- Ensino Formal, Não-formal e Informal
- Teorias construtivistas e conetivistas da aprendizagem
- Aprendizagem autodirigida e Autorregulada
- Aprendizagem baseada em investigação
- Literacia Digital e competências digitais: Referenciais DigComp e DigCompEdu
- Recursos Educativos Abertos
- E-Portefólios
- Ambientes de Aprendizagem Pessoais
- Definição, princípios e componentes
- Planeamento de um Ambiente de Aprendizagem Pessoal
- Implementação de Ambiente de Aprendizagem Pessoal
- Avaliação de um Ambiente de Aprendizagem Pessoal
- Ferramentas para Ambientes de Aprendizagem Pessoais
- Ferramentas de pesquisa
- Ferramentas de armazenamento
- Ferramentas de agregação e publicação
- Ferramentas de colaboração e networking
- Ferramentas de gestão de conhecimento
- Ferramentas de reflexão
- Ferramentas de inteligência artificial
- Ferramentas de Gestão de Tempo