Conteúdos digitais e páginas web acessíveis

Conteúdos digitais e páginas web acessíveis

Sinopse

A acessibilidade web tem um enquadramento legal que obriga as instituições do sector público a cumprirem com os requisitos normativos, existindo também incentivos para a adoção de boas práticas no sector privado. A sua implementação é determinante para criar condições mais justas e equitativas, além de permitir alcançar novos públicos. Adotar as estratégias adequadas implica compreender as principais barreiras ao nível da legibilidade, interação, compreensão e interoperabilidade.

Assim, este curso pretende capacitar os utilizadores para a disponibilização de conteúdo web acessível tendo por base os atuais requisitos normativos. Os participantes, através do desenvolvimento de um projeto, aprendem a implementar estratégias de acessibilidade e usabilidade nos conteúdos e interfaces, bem como validar o nível de conformidade com as diretrizes de acessibilidade em vigor em Portugal e na EU.


Principais competências a desenvolver no curso

Competência

Conhecer o atual quadro normativo e distinguir conceitos.

Compreender os diferentes perfis de interação e tecnologias de apoio.

Adotar estratégias de acessibilidade em conteúdos digitais e páginas web.

Avaliar as práticas implementadas e possíveis melhorias.

Edições

1ª edição – Maio 2025

Duração

7 semanas

ECTS

3

Regime

A distância (eLearning)

Idioma

Português

Calendarização

EdiçãoInício do cursoSessões SíncronasSessões PresenciaisFim do curso
1ª edição04-06-202504 de junho, das 14h00 às 15h00
18 de junho, das 14h00 às 15h00
16 de julho, das 14h00 às 15h00
a definir18-07-2025

Metodologia

A formação decorre totalmente online, compreendendo momentos síncronos e assíncronos, baseados na metodologia de aprendizagem baseada em projeto (PBL). Os momentos assíncronos privilegiam o desenvolvimento das competências definidas nos objetivos de aprendizagem através de interação nos fóruns de discussão onde será fornecido acompanhamento personalizado ao projeto a desenvolver. Os momentos síncronos são facultativos, privilegiando a discussão e reflexão coletiva sobre temáticas específicas, a análise e discussão de casos práticos e pontos de situação sobre os projetos a desenvolver.


Público-alvo

Estudantes, ex-estudantes, professores, bolseiros, investigadores, técnicos e outros profissionais de áreas não CTEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), bem como para profissionais que queiram prosseguir a docência nas áreas das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Número de vagas

Mínimo: 20 e Máximo: 40

Edital

Consulte o edital na página das candidaturas

Resultados

Consulte os resultados das candidaturas na página dos resultados


Conteúdos a abordar

Fundamentos da acessibilidade web

Perfis de utilizadores na web

Estratégias de acessibilidade para interfaces e conteúdos digitais

Produção e validação de página web


Docente(s)

Manuela
Francisco

CIP

Susana
Reis

ESECS